Escalações, dados, matérias detalhadas sobre as partidas do Grêmio completas a partir do ano 2000 | Matérias: Acervo digital do jornal Correio do Povo (www.correiodopovo.com.br) e outras retiradas da Internet

20/10/1999 - Campeonato Brasileiro (17ª rodada): Grêmio 1x0 Botafogo


Sabor de goleada na vitória de 1 a 0

Time ganha do Botafogo do Rio, resultado comemorado inclusive por colorados, e  jogadores são festejados pelo torcedor


Não faltou sofrimento ao longo do jogo, mas no final o alívio com a vitória que interrompeu uma angustiante série de empates e derrotas. O Grêmio venceu o Botafogo por 1 a 0, um resultado apertado, mas que teve o significado de goleada para a torcida, que fez festa para os jogadores na saída de campo, inclusive para o contestado Danrlei.

O time treinado por Cláudio Duarte teve de superar-se para conseguir sua primeira vitória depois do Gre-Nal. Começou o jogo com muita determinação, empurrado por gremistas e até por um punhado de colorados, conscientes de que a derrota do Botafogo seria ótima para o Inter. Os primeiros minutos do Grêmio foram no campo de defesa do time carioca, com muita pressão em busca do gol.

As oportunidades foram se sucedendo, mas o gol não vinha. Aos poucos, a torcida se acomodou na arquibancada e passou a ficar inquieta quando o Botafogo iniciou uma reação. Aos 29 minutos, uma grande chance de gol do Grêmio. Scheidt cabeceou e a bola sobrou para Ronaldinho, que acertou a trave direita. Aos 44, uma jogada rara nesses tempos de tantos erros no Olímpico. Zé Carlos acertou, finalmente, um cruzamento. A bola caiu no peito de Agnaldo, que já era vaiado pela torcida. O atacante escorou para Fabinho, que bateu forte de maneira inapelável para Wagner. Fabinho estava marcando o seu primeiro gol pelo Grêmio.

No segundo tempo, o nervosismo do time ficou evidente nos passes errados, na afobação e nos descuidos defensivos. O Botafogo ameaçava o gol de empate. Aos 26, num contra-ataque, Agnaldo invadiu a área e chutou no corpo do goleiro. Quase no final, aos 40, Ronaldinho livrou-se de três adversários e a bola sobrou para Magrão, que perdeu o gol.

Assim que o jogo terminou, depois de quase quatro minutos de acréscimo, os jogadores do Grêmio formaram um círculo no centro do gramado. Foi a maneira de mostrar que o grupo está unido para reagir na competição. Na arquibancada, a torcida fazia a sua festa, saudando Cleison e, principalmente, Fabinho, o autor do gol.


Mais tarde, na entrevista coletiva, Cláudio Duarte, que conseguiu sua primeira vitória no comando do time, chegou a ficar emocionado e chorou. 'Em 32 anos de carreira, essa foi talvez a vitória mais importante, pela situação que estamos vivendo. Foi uma vitória da dedicação e da superação.' O vice André Krieger aproveitou para convocar a torcida para o jogo contra o Sport.




GRÊMIO 1
BOTAFOGO 0
DANRLEI
WAGNER
ZÉ CARLOS (RODRIGO COSTA)
LUÍS PAULO
RONALDO ALVES
JORGE LUIZ
SCHEIDT
SANDRO
ROGER
GALEGO (DARCI)
CAPITÃO
REIDNER
FABINHO
MARCELINHO PAULISTA
CLEISON
RODRIGO (LEANDRO)
ITAQUI (RODRIGO GRAL)
SÉRGIO MANOEL
RONALDINHO
ZÉ CARLOS
AGNALDO (MAGRÃO)
VALDIR
Téc.: CLÁUDIO DUARTE
Téc.: ANTÔNIO CLEMENTE


ÁRBITRO
PÚBLICO (RENDA)
OSCAR ROBERTO DE GODOI
14.182 (R$ 51.904,00)

Nenhum comentário:

Postar um comentário