Escalações, dados, matérias detalhadas sobre as partidas do Grêmio completas a partir do ano 2000 | Matérias: Acervo digital do jornal Correio do Povo (www.correiodopovo.com.br) e outras retiradas da Internet

20/06/1999 - Campeonato Gaúcho (Final - Jogo Decisivo): Grêmio 1x0 Internacional


O gênio que decide

Ronaldinho, autor de gol antológico na decisão do Gauchão, termina como artilheiro e tem salário reajustado pelo Grêmio

CORREIODOPOVO
O Gre-Nal de ontem, no estádio Olímpico, entra para a história como o que deu o título de campeão gaúcho de 1999 ao Grêmio, mas com certeza fica na memória de todos, gremistas e até mesmo colorados, como o clássico de Ronaldinho. Aos 44 minutos do primeiro tempo, o narrador da Rádio Guaíba, Haroldo de Souza. não se conteve diante do lance em que Ronaldinho metia a bola entre as pernas de Ânderson, na jogada que culminaria em seu antológico gol: 'Que drible, minha mãe do céu'. Na seqüência, o novo ídolo gremista invadiria a área, para desviar de André e fazer 1 a 0, o gol do título.

Até ali, o jogo estava igual, com o Inter apresentando maior ambição ofensiva, mas sem criatividade para superar a barreira tricolor. Sua melhor oportunidade foi aos 40 minutos, quando Christian cobrou uma falta e acertou a trave direita. No 2º tempo, Autuori deixou o time mais ofensivo. Dos seis aos 23 minutos, o Inter criou boas situações de gol. Numa delas, Roger tirou de cima da risca e em outra Ânderson cabeceou, obrigando Danrlei a uma grande defesa. O Grêmio resistiu, enquanto Ronaldinho continuou seu show particular.


José Alberto Guerreiro mudou de estilo na última semana. Insatisfeito com a escassa presença de torcedores de seu clube no primeiro clássico, disputado no Beira-Rio, o habitualmente tranqüilo presidente do Grêmio transformou-se num mobilizador. Tudo começou horas antes do segundo confronto,quando prometeu que o Grêmio atropelaria o Internacional. Não deu outra. Sábado, convocou a torcida gremista a comparecer ao Olímpico numa proporção de 20 por 1 em relação à colorada. 'Garanto que não quis atingir ninguém do Inter, apenas queria mexer com os brios da nossa torcida. Deu certo, lotamos todos os nossos espaços e fomos campeões', afirmou. Ontem, à beira do gramado, Guerreiro exigia de Carlos Simon o encerramento do jogo. Finalizada a decisão, o presidente do Grêmio prometia para o segundo semestre o título do Campeonato Brasileiro. 'Faremos um pequeno ajuste de rota, talvez contratando mais jogadores'.



GRÊMIO 1
INTERNACIONAL 0
DANRLEI
ANDRÉ
ITAQUI
ENCISO
RONALDO ALVES
LÚCIO
ÉMERSON
GONÇALVES
ÉDER
RÉGIS (ALMIR)
ROGER
ELIVÉLTON
CAPITÃO
ÂNDERSON (JOÃO SANTOS)
FABINHO (DJAIR)
DUNGA
RONALDINHO
CLAITON
RODRIGO GRAL (CLEISON)
FABIANO (MANOEL)
AGNALDO (ZÉ AFONSO)
CHRISTIAN
Téc.: CELSO ROTH
Téc.: PAULO AUTUORI


ÁRBITRO
PÚBLICO (RENDA)
CARLOS SIMON
34.655 (R$ 481.288,00)

Nenhum comentário:

Postar um comentário