Escalações, dados, matérias detalhadas sobre as partidas do Grêmio completas a partir do ano 2000 | Matérias: Acervo digital do jornal Correio do Povo (www.correiodopovo.com.br) e outras retiradas da Internet

16/06/1999 - Campeonato Gaúcho (Final): Grêmio 2x0 Internacional

Grêmio vence e retoma a vantagem 

Com bravura e determinação, time de Celso Roth fez 2 a 0 no Inter e agora jogará pelo empate para obter título do Gauchão


A decisão do Campeonato Gaúcho assumiu uma dimensão épica com a vitória do Grêmio, que superou com bravura seus problemas e bateu o Internacional por 2 a 0, ontem à noite, no Olímpico. Agora, a partir de uma vitória de cada time, o Inter precisa vencer o Gre-Nal de domingo para conquistar o título, enquanto ao Grêmio basta o empate.

Desde o primeiro tempo coube ao Grêmio a iniciativa do ataque. O treinador Celso Roth corrigiu alguns equívocos de posicionamento cometidos no Gre-Nal anterior. Ontem, Ronaldo jogou todo o tempo onde ele consegue mostrar seu exuberante futebol: no meio-campo. Além disso, Goiano e Itaqui, como alas, cumpriram função tática importante e, na frente, Rodrigo Gral deu um acréscimo de qualidade.

O Inter, com seu esquema de aproveitar os descuidos do adversário e a velocidade de Fabiano e Christian, logo reagiu e levou perigo ao Grêmio. Aí, apareceu Danrlei, com intervenções seguras. No segundo tempo, os dois times jogaram mais soltos. Com isso, os lances de perigo nas duas áreas foram se sucedendo. O Grêmio continuou mais criativo, sob o comando de Ronaldo e Gral. Aos 15 minutos, Ronaldo cobrou falta com perfeição e fez 1 a 0. O Inter se perturbou. Aos 24, Gral criou jogada para Agnaldo, que driblou o marcador e chutou para ampliar: 2 a 0. O Inter reagiu, e aos 29 Gonçalves acertou a trave.


O atacante Ronaldinho, grande destaque do Gre-Nal de ontem, preferiu deixar os elogios e a badalação para depois. 'Fico feliz por meu desempenho ter sido valorizado, mas não é hora disso. Temos que ficar voltados para o jogo de domingo, pois ainda não ganhamos nada', lembrou.

O zagueiro Éder, que ontem atuou improvisado na lateral-esquerda e venceu o duelo com o atacante Fabiano, afirmou que o momento é de ter tranqüilidade. 'Para o time confirmar o título, será necessário a torcida lotar o Olímpico domingo.' 'Continuamos com problemas para montar a equipe, mas o grupo do Grêmio mostrou que é forte. Temos de ter consciência de que fizemos um jogo de superação', disse o técnico Celso Roth. Ele elogiou a versatilidade de Goiano, improvisado na ala direita. 'Ele teve papel fundamental.'

O volante Dunga, capitão do Inter, arrumou uma maneira inusitada para explicar o mau resultado. 'A derrota mostrou que a equipe que faz mais faltas na decisão fica com o título. É só esperar o erro do adversário.' No primeiro Gre-Nal, no Beira-Rio, o Grêmio fez quatro faltas a mais e perdeu por 1 a 0. 'Não acho que as faltas explicam o resultado da partida', contestou o técnico Paulo Autuori. Em meio às comemorações, a direção do Grêmio confirmou a contratação do zagueiro Alex Xavier. O árbitro Carlos Simon foi elogiado pelas direções de Grêmio e Inter e deve atuar no domingo.



GRÊMIO 2
INTERNACIONAL 0
DANRLEI
ANDRÉ
GOIANO (CAPITÃO)
ENCISO
RODRIGO COSTA
LÚCIO
SCHEIDT
GONÇALVES
ÉDER
RÉGIS (DENÍLSON)
DJAIR (ARÍLSON)
ELIVÉLTON
FABINHO
ÂNDERSON
ITAQUI
DUNGA
RONALDINHO
CLAITON (JOÃO SANTOS)
RODRIGO GRAL (GAVIÃO)
FABIANO
AGNALDO
CHRISTIAN
Téc.: CELSO ROTH
Téc.: PAULO AUTUORI


ÁRBITRO
PÚBLICO (RENDA)
CARLOS SIMON
23.415 (R$ 243.128,00)

Um comentário: