Escalações, dados, matérias detalhadas sobre as partidas do Grêmio completas a partir do ano 2000 | Matérias: Acervo digital do jornal Correio do Povo (www.correiodopovo.com.br) e outras retiradas da Internet

22/10/2005 - Campeonato Brasileiro Série B (1ª rodada da fase final): Grêmio 1x0 Náutico

De vilão a herói em três meses

Zagueiro Domingos marca gol aos 42 minutos do segundo tempo e garante vitória do Grêmio sobre o Náutico por 1 a 0

Exatos 104 dias se passaram para que, de vilão, Domingos virasse herói tricolor. Em julho, o zagueiro foi responsável direto pela derrota para o Vitória ao errar no lance do gol. Sábado, o inverso. Foi ele quem garantiu a tranqüilidade para os mais de 40 mil gremistas que estavam no Olímpico. A três minutos do final, o jogador foi decisivo ao acertar a cabeçada no último lance do jogo e assegurar o placar de 1 a 0 para o Grêmio contra o Náutico.

O zagueiro Pereira foi o primeiro a saber do gol. Assim que o time teve marcado a seu favor o escanteio, aos 42 minutos do segundo tempo, Domingos avisou o companheiro: 'Vou para a área porque vou fazer o gol'. Nos treinamentos, havia sido estabelecida entre ambos uma aposta simbólica - quem marcasse, ganharia do outro um lanche. Ganhou Domingos. 'Em momento algum, ninguém da equipe pensou que o gol não ia sair', afirma o zagueiro.

O autor do gol gremista no sábado será um dos poucos desfalques do Grêmio para enfrentar o Santa Cruz, no final de semana. Contra o Náutico, ele recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso. Em seu lugar, deve ser confirmado Marcelo Oliveira. Sandro Goiano retorna ao time.

Antes da partida, os jogadores assistiram a um vídeo motivacional preparado pela comissão técnica. O trabalho unia imagens de vitórias históricas do Grêmio com lances decisivos da equipe na Série B deste ano. O presidente Paulo Odone - que acompanhou com o grupo a sessão - mal esperou o final da partida para ir para o campo. Ele e os assessores de futebol Renato Moreira e Paulo Pelaipe comemoravam e trocavam longos abraços ainda na pista atlética do Olímpico, enquanto os jogadores em grupo foram até a frente da torcida para agradecer o incentivo.

Até o Inter foi lembrado nas entrevistas depois do jogo. Ao descrever a tensão de ter a seu favor um gol marcado nos momentos finais, Mano Menezes lembrou que no meio da semana, os colorados haviam vencido o Boca Juniors da mesma forma. 'Aproveitamos os bons fluidos de Porto Alegre nessa semana', brincou o treinador do Grêmio. Menezes assegura que não existem preocupações extracampo para o jogo contra o Santa Cruz.

O primeiro passo para o Grêmio retornar à elite do futebol brasileiro foi dado no sábado. Com um gol de Domingos faltando três minutos para o final, venceu o Náutico por 1 a 0 e largou bem na fase final da Série B. No próximo final de semana, a equipe enfrenta o Santa Cruz, em Recife.

A marcação dos pernambucanos complicou a vida do Grêmio na partida. No primeiro tempo, houve só duas chances claras de gol. Na primeira, Anderson tinha a sua frente apenas o goleiro. O garoto, no entanto, errou o lance. Em seguida, Ricardinho obrigou Rodolpho a grande defesa.

O Grêmio melhorou na etapa final, mas seguiu perdendo chances fáceis. Aos 19 minutos, Ricardinho, livre, deixou de marcar. O gol veio apenas aos 42. Marcel cobrou escanteio da esquerda e o zagueiro Domingos antecipou-se à marcação para fazer o 1 a 0.



Grêmio 1
Náutico 0
Galatto
Rodolpho
Patrício
Bruno Carvalho
Domingos
Batata
Pereira
Marcelo Ramos
Escalona
Ademar
Jeovânio
Tozo
Lucas Leiva
Cleison
Marcelo Costa (Paulo Ramos)
Danilo (Betinho)
Anderson (Marcel)
David (William)
Ricardinho
Paulo Matos
Samuel (Lipatín)
Romualdo (Miltinho)
Téc.: Mano Menezes
Téc.: Roberto Cavalo



ÁRBITRO
PÚBLICO
Álvaro Quelhas
41.261 pessoas (R$ 436.559,00)





Nenhum comentário:

Postar um comentário