Escalações, dados, matérias detalhadas sobre as partidas do Grêmio completas a partir do ano 2000 | Matérias: Acervo digital do jornal Correio do Povo (www.correiodopovo.com.br) e outras retiradas da Internet

13/07/2004 - Campeonato Brasileiro (15ª rodada): Grêmio 2x3 Cruzeiro


O Grêmio na zona de rebaixamento

Perdeu para o Cruzeiro por 3 a 2 e passou a ocupar a 21ª posição do Brasileiro. Gol da derrota aconteceu quase no final


Grêmio volta a viver o mesmo pesadelo que o atormentou em 2003. Ontem, perdeu no último minuto para o Cruzeiro por 3 a 2, no Olímpico, e ingressou na zona do rebaixamento, em 21º lugar. O próximo adversário é o Palmeiras, em São Paulo.

A derrota foi toda construída na etapa final. No primeiro tempo, a marcação foi eficiente e conteve todos os avanços do Cruzeiro. O ataque, mesmo sem uma atuação brilhante, levou vantagem e deu esperanças à torcida. Aos 13 minutos, Pitbull roubou uma bola na ponta esquerda e cruzou para Marcelinho concluir para o gol e fazer 1 a 0.

Tudo dava certo e o goleiro Márcio fazia boa estréia, tendo salvo a vitória em pelo menos quatro oportunidades. Mas veio o segundo tempo e com ele a reação do Cruzeiro. O técnico Emerson Leão colocou em campo o chileno Tapia e foi ele quem empatou a partida, aos 11 minutos. Aos 18, Martinez cobrou falta da entrada da área e acertou o ângulo, virando o marcador a favor dos mineiros.

Como o Guarani vencia o Inter, o Grêmio caía uma posição e ingressava na zona de rebaixamento. Então enfim a sorte sorriu para os gremistas. Cléber deu um chute fraco e sem direção, mas a bola desviou em Edu Dracena e encobriu o goleiro Artur, empatando novamente o jogo.

O Grêmio teve ainda a chance de decidir a partida a seu favor, quando Pitbull entrou livre na área, mas chutou para fora. A oportunidade desperdiçada acabou custando caro. Aos 43 minutos, Maldonado chutou da entrada da área e o árbitro assinalou pênalti de Baloy. Tapia bateu e fez 3 a 2.

A derrota para o Cruzeiro trouxe indignação ao Olímpico. Dos torcedores com a direção e dos jogadores com a arbitragem de Heber Roberto Lopes. Ao final da partida, enquanto os atletas pressionavam e acusavam Lopes de ameaças a eles, a torcida era contida pela polícia por causa de tumultos no pátio do Olímpico.

O volante Cocito era o mais indignado com o árbitro. O jogador afirma que Lopes teria prometido expulsá-lo. Mais tarde, o técnico José Luiz Plein afirmou que o lateral Michel Bastos revelou que depois de cobrar uma falta, Lopes teria dito: 'Bateu certo, otário'. Lopes assinalou pênalti de Baloy a dois minutos do final e expulsou o zagueiro, mas nega as acusações. 'Eles querem trazer o problema do clube para a arbitragem', defende-se ele.

Dezenas de torcedores posicionaram-se no pátio do estádio depois do jogo para protestar contra a direção, principalmente contra o presidente Flávio Obino. A polícia de choque foi chamada ao local e houve enfrentamento com parte da torcida que estava no local.



Grêmio 2
Cruzeiro 3
Márcio
Artur
George
Jardel
Baloy
Edu Dracena
Tiago Prado
Marcelo Batatais
Michel Bastos
Leandro
Cocito (Cléber)
Augusto Recife
Leanderson
Maldonado
Luciano Santos
Wendell (Tapia)
Felipe Melo (Elton)
Martinez
Marcelinho (Rico)
Jussiê
Christian
Dudu (Guilherme)
Téc.: José Luiz Plein
Téc.: Émerson Leão

ÁRBITRO
PÚBLICO (RENDA)
Héber Roberto Lopes
4.354 (R$ 36.587)


Nenhum comentário:

Postar um comentário