Escalações, dados, matérias detalhadas sobre as partidas do Grêmio completas a partir do ano 2000 | Matérias: Acervo digital do jornal Correio do Povo (www.correiodopovo.com.br) e outras retiradas da Internet

17/11/2002 - Campeonato Brasileiro: Grêmio 1x0 Atlético-MG


Grêmio sofre, mas conquista a vaga

Time teve dificuldades para fazer 1 a 0 no Atlético Mineiro. Gremistas ironizaram situação do Inter


A conquista da vaga gremista às finais do Brasileirão foi sofrida. Apesar de enfrentar um Atlético Mineiro recheado de jogadores reservas e juniores, a equipe de Tite teve dificuldades para bater os mineiros por 1 a 0. Ânderson Lima, cobrando pênalti, fez o gol salvador.

A torcida do Grêmio viveu uma tarde de alegrias e frustrações. A festa pela classificação, acabou sendo ofuscada pela permanência do Inter na primeira divisão. Muitos torcedores haviam levado ao Olímpico caixões pintados em vermelho e branco, além de faixas ironizando um possível rebaixamento do arquiinimigo.


A felicidade só não foi completa para gremistas e colorados porque a 'secação' a que ambos estavam empenhados não deu resultado: o Grêmio continua na briga pelo título brasileiro e o Inter não irá disputar a Segunda Divisão, como gostaria o arquiinimigo.

O sentimento de alegria e frustração era evidente no vestiário dos dois clubes. Silvio Silveira, assessor do departamento de futebol do Inter, não perdeu a chance de provocar o rival, em meio à euforia pela vitória de 2 a 0 sobre o time paraense: 'O Inter continua sendo o único no Estado que não disputou a segundona'.
A provocação obteve imediata repercussão no Olímpico, onde todos festejavam a vitória por 1 a 0 sobre o Atlético Mineiro e a quinta colocação nesta fase.

 O presidente José Guerreiro deixou de lado sua habitual fleuma e proferiu um discurso áspero: 'Fomos para a Segunda Divisão e voltamos com muito orgulho. Pior é quem nunca chegou próximo da Libertadores ou de Tóquio. Vamos agora enfrentar o Juventude, que é hoje o maior jogo do futebol gaúcho'. Sobraram aplausos e gritos de apoio ao presidente tricolor.


No começo da partida, o Grêmio tentou impor o seu ritmo de jogo, mas encontrou um Atlético jogando em alta velocidade. A partir dos 15min, o Grêmio tomou conta do jogo. Aos 24min, saiu o gol da classificação.
Adriano Chuva invadiu a área e foi derrubado por Gutierrez. Ânderson Lima cobrou o pênalti com perfeição e fez 1 a 0.

Aos 32min, Tinga sentiu uma lesão e pediu para sair. Embora não realizasse uma grande partida, o Grêmio permanecia com as melhores oportunidades de gol. Aos 46min, o zagueiro Paulão, que já tinha cartão amarelo, fez uma falta dura em Adriano Chuva e acabou expulso.

Na segunda etapa, apesar de ter um jogador a mais em campo, o Grêmio pouco fez. Aos 21min, Rodrigo Fabri acertou uma bola na trave. E foi só. No final da partida, o técnico Tite teve que substituir Fabri por Émerson, a fim de aumentar o poder de marcação no meio-campo, e segurar a pressão dos mineiros. A troca surtiu efeito, o Grêmio conseguiu conter o adversário e assegurar, mais uma vez, a passagem às finais do Campeonato Brasileiro.



GRÊMIO 1
ATLÉTICO-MG
DANRLEI
VELLOSO
POLGA
GUTIERREZ
CLAUDIOMIRO
PAULÃO
ROGER
ERALDO
ÂNDERSON LIMA
MANCINI
GAVIÃO
GENALVO (JUNINHO)
TINGA (FERNANDO)
LEONARDO
RODRIGO FABRI (ÉMERSON)
ALEXANDRE
GILBERTO
MICHEL
LUIZ MÁRIO (CÉSAR SANTIN)
WASHINGTON
ADRIANO CHUVA
KIM (RONILDO)
Téc.: TITE
Téc.: GENINHO


ÁRBITRO
PÚBLICO (RENDA)
VAGNER TARDELLI
18.811 (R$ 185.155,00)


Nenhum comentário:

Postar um comentário