Escalações, dados, matérias detalhadas sobre as partidas do Grêmio completas a partir do ano 2000 | Matérias: Acervo digital do jornal Correio do Povo (www.correiodopovo.com.br) e outras retiradas da Internet

17/06/2001 - Corinthians 1x3 Grêmio

Grêmio é tetracampeão

O campeão dos campeões: Grêmio é o clube que mais conquistou títulos brasileiros




Com uma atuação de luxo no estádio Morumbi   lotado,  o Grêmio venceu o Corinthians por 3 a 1 e conquistou o tetracampeonato da Copa do Brasil, garantindo sua participação na Copa Libertadores da América do próximo ano. O campeão gaúcho é, agora, o clube que mais conquistou títulos nacionais
(quatro Copas do Brasil e dois Campeonatos Brasileiros).


Grêmio se impôs ao Corinthians com a autoridade de um verdadeiro campeão e, em pleno Morumbi, aplicou 3 a 1 na equipe paulista. Marinho, Zinho e Marcelinho Paraíba marcaram os gols do tetracampeonato da Copa do Brasil.

Com uma atuação quase perfeita, a equipe de Tite sufocou os paulistas e calou mais de 80 mil corintianos. O Grêmio venceu com a mesma superioridade com a qual fez 3 a 1 no Juventude, na final do Gauchão. Vinte anos depois de vencer o seu primeiro título nacional, o Brasileirão de 1981, no Morumbi, o Grêmio retornou a São Paulo para conquistar o seu sexto campeonato brasileiro.

Desde o começo, o Grêmio partiu para cima. Até os 25 minutos de jogo, Marcelinho Paraíba e Zinho já haviam perdido duas grandes oportunidades de gol. Completamente domindado, o Corinthians não conseguia levar vantagem sobre a defesa gremista.

Aos 42, o Grêmio abriu o placar através de uma jogada ensaiada. Zinho cobrou o escanteio, da esquerda, no primeiro poste, Marinho se antecipou à zaga e desviou de cabeça. No 2º tempo, a 1 minuto, Marcelinho roubou a bola de João Carlos, passou para Zinho, que invadiu a área e fez 2 a 0.

Aos 24, Scheidt fez falta em Marcelinho e foi expulso. Aos 41, depois de uma tabela com Zinho, Fábio Baiano deixou Marcelinho Paraíba na cara do gol, e ele apenas encostou a bola para o gol, fechando o placar do tetra gremista na Copa do Brasil.  


Artilheiro do Grêmio na temporada, Marcelinho Paraíba, marcou o seu 16º e último gol pelo Grêmio aos 41 minutos do segundo tempo, na conquista da Copa do Brasil sobre o Corinthians. No dia 28, o atacante se apresentará ao Hertha Berlin.“Essa foi a melhor despedida que alguém poderia ter”, disse ele. “Dedico o gol para a minha mãe, que está de aniversário e também à Paraíba”, completou o craque, que promete comemorar o título dançando forró em Campina Grande. “Meu sonho é voltar para o Grêmio. Quero sair e deixar as portas abertaspara um dia retornar.”



CORINTHIANS 1
GRÊMIO 3
MAURÍCIO ASSOLINE
DANRLEI
ROGÉRIO (ANDREZINHO)
ÂNDERSON LIMA (ITAQUI)
SCHEIDT
MARINHO
JOÃO CARLOS
MAURO GALVÃO (ALEX XAVIER)
KLÉBER
RUBENS CARDOSO
MARCOS SENNA (PEREIRA)
ROGER
OTACÍLIO
ANDERSON POLGA
MARCELINHO CARIOCA
TINGA
RICARDINHO
ZINHO
MÜLLER (GIL)
LUIZ MÁRIO (FÁBIO BAIANO)
ÉWERTHON
MARCELINHO PARAÍBA
Téc.: VANDERLEI LUXEMBURGO
Téc.: TITE


Nenhum comentário:

Postar um comentário