Escalações, dados, matérias detalhadas sobre as partidas do Grêmio completas a partir do ano 2000 | Matérias: Acervo digital do jornal Correio do Povo (www.correiodopovo.com.br) e outras retiradas da Internet

04/12/2002 - Campeonato Brasileiro (Semifinal): Grêmio 1x0 Santos


Libertadores, a consolação de luxo

Grêmio vence o Santos por 1 a 0, fica fora da final do Brasileiro, mas conquista uma vaga na Libertadores do próximo ano


O milagre da classificação à final do Brasileirão não veio. A vitória de 1 a 0 do Grêmio sobre o Santos foi insuficiente para reverter os 3 a 0 sofridos na Vila Belmiro. O prêmio de consolação gremista, porém, foi a classificação à sua décima Taça Libertadores da América, pois o Corinthians, já classificado ao torneio sul-americano, bateu o Fluminense e foi à final do Brasileirão.

O Grêmio bem que tentou pressionar o Santos no começo da partida, mas não teve força ofensiva para abrir o placar logo nos primeiros minutos de jogo. Rodrigo Mendes teve três boas chances de gol, aos 10min, aos 16min e aos 34min, mas não conseguiu concluir com a qualidade nem com a pontaria necessárias. A marcação santista mostrou-se eficiente contra o ataque gremista.

Aos 43min, Léo invadiu a área e passou para Elano, que bateu para fora. Aos 45min, o lance que revoltou jogadores e torcedores do Grêmio. Fabri invadiu a área e foi derrubado por um carrinho de Alex. O árbitro, porém, em vez de marcar o pênalti, deu escanteio.

No segundo tempo, o Grêmio atirou-se para a frente. Em sete minutos, Fabri concluiu duas vezes a gol, ambas com perigo. O Santos passou a jogar em contra-ataques. Aos 12min, Samuel fez falta violenta em Renato e foi expulso - Samuel disputou cinco partidas pelo Grêmio e foi expulso duas vezes.

O sonhado gol do Grêmio saiu aos 23min. Mendes cruzou na pequena área e Fabri deu uma espécie de golpe de caratê na bola e fez 1 a 0. Com o gol, o Grêmio passou a pressionar o Santos. Aos 28min, Maurinho cometeu uma falta dura por trás em Gilberto e também foi expulso. O ataque gremista chegava com força à frente, mas não conseguia concluir com qualidade. Aos 36min, Tinga, lesionado, teve que sair de campo carregado por Gilberto e Danrlei. O Grêmio bem que tentou ampliar no final, mas já era tarde.



GRÊMIO 1
SANTOS 0
DANRLEI
FÁBIO COSTA
ADRIANO
MAURINHO
SAMUEL
ANDRÉ LUÍS
ROGER
ALEX
ÂNDERSON LIMA
LÉO
GAVIÃO (CÉSAR SANTIN)
PAULO ALMEIDA
TINGA (LAURO)
RENATO
RODRIGO FABRI
ELANO
GILBERTO
DIEGO (ALEXANDRE)
LUIZ MÁRIO (ÉMERSON)
ROBINHO (ROBERT)
RODRIGO MENDES
ALBERTO
Téc.: TITE
Téc.: ÉMERSON LEÃO


ÁRBITRO
PÚBLICO
ANTÔNIO PEREIRA DA SILVA
36.149

Nenhum comentário:

Postar um comentário