Escalações, dados, matérias detalhadas sobre as partidas do Grêmio completas a partir do ano 2000 | Matérias: Acervo digital do jornal Correio do Povo (www.correiodopovo.com.br) e outras retiradas da Internet

03/06/2001 - Campeonato Gaúcho (Final): Grêmio 3x1 Juventude

Grêmio, o dono do Rio Grande

Bateu o Juventude por 3 a 1 e faturou o seu 33º título regional. Sob o comando de Tite, a equipe teve campanha arrasadora


O Grêmio venceu o Juventude por 3 a 1, ontem, no estádio Olímpico, e conquistou o seu histórico 33º título estadual, igualando a série de conquistas do Internacional. Além disso, Adenor Leonardo Bacchi, o técnico Tite, entrou para a história do futebol ao ser o primeiro treinador a conquistar o Campeonato Gaúcho comandando um time do Interior (o Caxias, na temporada 2000) e uma equipe da Capital – coincidentemente, ambas as conquistas ocorreram dentro do estádio Olímpico. Sérgio Moacir Torres havia sido o último técnico a se tornar bicampeão gaúcho, nas temporadas de 1961/62, com o Inter e o Grêmio, respectivamente.

O Grêmio quebrou, ontem, uma rotina que marcava as suas conquistas recentes, sempre alcançadas com muito sofrimento. Chegou ao seu 33º título gaúcho sem maiores dificuldades ao bater o Juventude por 3 a 1, no estádio Olímpico, consagrando o treinador Tite e revelando jogadores da casa, como Tinga, Polga e Eduardo Costa.

Ao vencer o primeiro jogo da final por 3 a 2, em pleno Alfredo Jaconi, o Grêmio garantiu a vantagem de jogar por dois empates para confirmar o título. Ontem, com o Olímpico colorido de azul, torcida vibrante nas arquibancadas, só faltava o time corresponder em campo. A resposta do capitão Zinho e seus companheiros foi rápida e eloqüente. 

Logo aos 4 minutos, Zinho mandou a bola para a área. Polga subiu com Márcio e desviou para fazer 1 a 0. Dois minutos antes, Carlos Simon (contestado pelosgremistas e que teve boa atuação) anulou, corretamente, gol feito Márcio. Aos 9 minutos, a alegre e ruidosa massa tricolor teve certeza de que a vitória não escaparia e que o título viria ao natural, dessa vez sem dor. 

Marcelinho, seu novo ídolo, cobrou falta com perfeição pela direita e mandou a bola fora do alcance do bom goleiro Diego. O Juventude tentou reagir, mas esbarrou no eficiente esquema armado por Tite. O recuo do goleador Dauri não deu certo. Hélio dos Anjos tentou reforçar o setor ofensivo, mas não adiantou. Aos
27  minutos do segundo tempo, Eduardo Costa arriscou de fora da área e acertou o canto direito, 3 a 0. Dauri, aos 34min, descontou para o vice-campeão.


GRÊMIO 2
JUVENTUDE 0
DANRLEI
DIEGO
ÂNDERSON LIMA
IVO (MICHEL)
MARINHO
FERNANDÃO
MAURO GALVÃO
MÁRCIO (KIKO)
RUBENS CARDOSO
JOÃO MARCELO
ANDERSON POLGA
IVAIR
EDUARDO COSTA
SIDNEI
TINGA (ITAQUI)
FERNANDO MENEGAZZO
ZINHO
DAURI
LUIZ MÁRIO (RENATO MARTINS)
LUCIANO FONSECA (PONTES)
MARCELINHO (ROGER)
LEONARDO MANZI
Téc.: TITE
Téc.: HÉLIO DOS ANJOS

Em pé: DANRLEI, EDUARDO COSTA, ÂNDERSON LIMA, MAURO GALVÃO, ALEX XAVIER, MARINHO, GAVIÃO e EDUARDO MARTINI.

Agachados: ROGER, RUBENS CARDOSO, ZINHO, LUIZ MÁRIO, TINGA, ANDERSON POLGA, MARCELINHO, RENATO MARTINS, ITAQUI, CLÁUDIO PITBULL e LIMONADA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário