Escalações, dados, matérias detalhadas sobre as partidas do Grêmio completas a partir do ano 2000 | Matérias: Acervo digital do jornal Correio do Povo (www.correiodopovo.com.br) e outras retiradas da Internet

21/07/1997 - Campeonato Gaúcho (Semifinal): Grêmio

23GREMIO.jpg
Grêmio sofre, mas já está na final 

Empatou 2 vezes contra o Brasil e assegurou a sua vaga apenas numa longa cobrança de pênaltis


Numa das partidas mais dramáticas dos últimos anos, o Grêmio garantiu nos pênaltis, sábado, contra o Brasil, no Olímpico, sua classificação à fase final do Gauchão. No tempo normal, houve empate em 2 a 2. Na prorrogação, nova igualdade, desta vez em 0 a 0. A vaga só foi garantida nos pênaltis, pelo placar de 9 a 8.

O ritmo forte adotado pelo Grêmio nos minutos iniciais da partida deixava antever uma classificação tranqüila. Logo a 5 minutos, Luisinho cometeu pênalti claro sobre Maurício, não marcado por Alexandre Barreto. Quando o Brasil começava a reagir na partida, Goiano cobrou falta do lado direito, Cássio deixou a bola escapar entre as pernas e Maurício fez 1 a 0. A 44 minutos, um lance muito polêmico. Fábio Renato cometeu falta sobre Mauro Galvão, que ameaçou revidar e acabou expulso. Também foi tirado do jogo o lateral Alex Martins, que não participara do início da confusão. Um novo pênalti deixou de ser marcado por Barreto a 44 minutos, quando Amarildo agarrou Alex por trás e o derrubou na área.
23PENALT.jpg
A saída de Galvão trouxe problemas defensivos ao Grêmio. Aos 7 minutos, Ciro partiu em velocidade, deixou Wagner para trás e chutou forte no canto esquerdo, empatando. O Brasil nem festejou. Aos 8, Émerson lançou Maurício, que concluiu fora do alcance de Cássio: 2 a 1. Quando o jogo parecia definido, Gilson cruzou, Ciro ajeitou de cabeça e Leandro empatou. Começava, então, a agonia da prorrogação e dos pênaltis.

Foi uma agonia para a torcida. O bom aproveitamento nas cobranças de pênaltis retardou por um longo tempo uma decisão que não ocorrera também na prorrogação. Em 22 cobranças, 17 foram convertidas, 9 para o Grêmio e 8 para o Brasil. André Silva (2), Marco Antônio, Goiano, Rodrigo Gral, Luciano, Otacílio, Marcos Paulo e Danrlei acertaram para o Grêmio. Cássio defendeu os chutes de Wagner Fernandes e Carlos Miguel. Luisinho, Ciro, Gilson, Leandro, Júnior, Cássio, Marquinhos e Zózimo acertaram para o Brasil. Amarildo e Carlos Eduardo cobraram para fora e Luisinho chutou no travessão sua 2ª tentativa.

GRÊMIO 2
BRASIL DE PELOTAS 2
DANRLEI
CÁSSIO
MARCO ANTÔNIO
MARQUINHOS
LUCIANO
AMARILDO
MAURO GALVÃO
JOÃO BATISTA (ZÓZIMO)
ANDRÉ SILVA
ALEX MARTINS
OTACÍLIO
CARLOS EDUARDO
GOIANO
FÁBIO RENATO (JÚNIOR)
EMERSON (MARCOS PAULO)
LUIZINHO
CARLOS MIGUEL
ÉLTON CORRÊA
MAURICIO (RODRIGO GRAL)
LEANDRO
ALEX
CIRO
Téc.: EVARISTO DE MACEDO
Téc.: HÉLIO VIEIRA


ÁRBITRO
PÚBLICO (RENDA)
ALEXANDRE BARRETO
10.161 (R$ 65.637,00)

Nenhum comentário:

Postar um comentário