Escalações, dados, matérias detalhadas sobre as partidas do Grêmio completas a partir do ano 2000 | Matérias: Acervo digital do jornal Correio do Povo (www.correiodopovo.com.br) e outras retiradas da Internet

04/11/1998 - Campeonato Brasileiro (22ª rodada): Vasco 2x1 Grêmio


Grêmio perde e a vaga fica distante

Vencia o Vasco da Gama até os 28 minutos do segundo tempo, quando levou dois gols, complicando muito sua classificação


O Grêmio resistiu bravamente, mas não conseguiu evitar a virada do Vasco da Gama, ontem à noite, no São Januário, e acabou perdendo por 2 a 1, com Mauro Galvão marcando o gol que praticamente afasta o time de Celso Roth da próxima fase do Campeonato Brasileiro. Dia 12, no Olímpico, o Grêmio precisa vencer a Portuguesa e torcer por resultados negativos de Atlético mineiro, Cruzeiro, Vasco e Flamengo.

Com um posicionamento correto no meio-campo, esperando o Vasco no campo de defesa, a zaga do Grêmio conseguiu neutralizar a dupla Luizão-Donizete no primeiro tempo. Em seu ataque mais forte, aos 18min, o Grêmio marcou 1 a 0. Rodrigo Mendes cruzou da direita para Goiano, que cabeceou batendo Carlos Germano. O Vasco aumentou a pressão, mas sem dar muito trabalho para Danrlei. Já o goleiro vascaíno fez uma grande defesa aos 35, evitando o segundo gol no cabeceio de Itaqui. No rebote, Rodrigo Mendes chutou desviado. Aos 41, Zé Afonso invadiu a área e chutou por cima.

No segundo tempo, a pressão do time de Antônio Lopes foi terrível. Aos 18 minutos, a comprovação de que o time se ressente pela falta de um centroavante de qualidade. Zé Afonso ficou livre para marcar e chutou para fora. Aos 21, Zé Afonso poderia ter marcado, mas Germano salvou. Aos 28, o primeiro gol vascaíno. Roger falhou, Donizete foi ao fundo e cruzou. Walmir, presionado na pequena área, empurrou para a rede. Aos 36, Zé Alcino cruzou e Itaqui foi empurrado por Odvan. Itaqui pediu pênalti. Aos 39, Felipe levantou, Luizão cabeceou e, quando a bola entrava, Galvão completou: 2 a 1.


O presidente do Grêmio, Luiz Carlos Silveira Martins, teve um forte desentendimento com o supervisor do Vasco, Isaías Tinoco, antes da partida. Cacalo irritou-se com a truculência do dirigente carioca, que tentou impedir que os jogadores do Grêmio aquecessem dentro do gramado. 'Você pintou o vestiário lá', denunciou Tinoco, referindo-se ao primeiro jogo disputado pelas duas partidas na temporada. 'Não grita, que eu conheço a tua história', reagiu Cacalo, empurrando o supervisor do Vasco. 

Mais tarde, o presidente do Grê-mio garantiu que a relação entre os dois clubes não seria abalada pelo episódio, mas se-guia irritado. 'Não será um imbecil desses que mudará as coisas. Nin-guém é mais homem do que ninguém. O Vasco acha que manda no futebol brasileiro'. 'Tivemos o jogo na nossa mão. Méritos do Vasco, que soube aproveitar', disse o zagueiro Rodrigo Costa. 'O juiz fez tudo para que o Vasco vencesse', reclamou Danrlei. 'Nossa situação é dificílima, pois dependemos de resultados paralelos. Esperamos contar com o apoio da nossa torcida contra a Portuguesa.'




VASCO 2
GRÊMIO 1
CARLOS GERMANO
DANRLEI
VÁGNER (FILIPE ALVIM)
WALMIR
ODVAN
RODRIGO COSTA (ÉDER)
MAURO GALVÃO
SCHEIDT
FELIPE
ROGER
FABRÍCIO CARVALHO (DEDÉ)
FABINHO (DJAIR)
NASA
OTACÍLIO
JUNINHO PERNAMBUCANO
GOIANO
RAMÓN (HENRIQUE)
ITAQUI
DONIZETE
RODRIGO MENDES
LUIZÃO
ZÉ AFONSO (ZÉ ALCINO)
Téc.: ANTÔNIO LOPES
Téc.: CELSO ROTH


ÁRBITRO
PÚBLICO (RENDA)
WILSON DE SOUZA MENDONÇA
18.370 (R$ 91.900,00)

Nenhum comentário:

Postar um comentário