Escalações, dados, matérias detalhadas sobre as partidas do Grêmio completas a partir do ano 2000 | Matérias: Acervo digital do jornal Correio do Povo (www.correiodopovo.com.br) e outras retiradas da Internet

08/06/2004 - Hélio Dourado assume o departamento de futebol


Futebol é com Hélio Dourado e Plein

Dirigente consagrado no Grêmio, Dourado assume a vice-presidência e Plein já comanda seu primeiro trabalho no Olímpico

Terminou a procura de Flávio Obino. Uma figura histórica no Grêmio e um técnico revelação foram os escolhidos pelo presidente para assumir os cargos de vice de futebol e técnico, respectivamente. Desde ontem, Hélio Dourado e José Luiz Plein comandam o vestiário do clube.

A apresentação oficial ocorreu à tarde e teve a presença de dezenas de conselheiros. O currículo de Dourado, de 74 anos, é imponente. Como presidente do clube, ele comandou, entre outras conquistas, o Brasileiro de 1981 e o Gauchão de 1977, interrompendo uma série de oito títulos do Inter. Já Plein iniciou a carreira no ano passado, no Juventude. Antes de vir para o Grêmio, o técnico também passou pelo Glória.

 Hoje pela manhã, o novo vice encontra-se com a direção de futebol anterior para se colocar a par de todas as negociações que vinham sendo feitas para buscar reforços. O foco, porém, deve ser outro e os próximos contratados devem vir do próprio Rio Grande do Sul.

Os convites a Dourado e Plein foram quase simultâneos, ambos feitos na noite de segunda-feira e acertados ontem pela manhã. Quando da eleição de Obino, Dourado foi um dos poucos a contestar a aclamação do presidente. O dirigente confirma que naquele momento achava mais adequada a presença de Obino na presidência do conselho deliberativo, mas não vê motivos para recusar o convite do presidente agora. 'Não podia negar agora, não sou de fugir', disse.

No primeiro dia como vice, Dourado já mostrou opiniões fortes. Disse que o São Paulo, próximo adversário do Grêmio, não assusta e criticou o ataque paulista. 'Eles têm dificuldade para fazer gols', diz ele.

As primeiras linhas do trabalho a ser implantado no Grêmio por José Luiz Plein puderam ser vistas já ontem à tarde. E ficou claro que muitas mudanças devem ocorrer em relação ao que planejava Adílson Batista. No primeiro coletivo, nada de um esquema com três zagueiros. A tendência é que o time enfrente o São Paulo no tradicional 4-4-2.

Os nomes também mudam. Na zaga, o escolhido para iniciar o treino foi Marcelo Magalhães, com Claudiomiro na reserva. Na lateral direita, a vaga por hora é de George.

A prioridade do momento é definir um time titular e recuperar a auto-estima dos jogadores. 'Percebi o grupo um pouco sem confiança, isso precisa ser restaurado', disse ele, depois do primeiro treino.

Mesmo com uma curta carreira - o técnico tem no currículo apenas 40 jogos -, Plein chamou a atenção da direção pelo bom trabalho no Juventude e no Glória. Na segunda-feira à noite, veio o convite. Uma vez aceito, o treinador agora sonha com vôos maiores e não se esquiva de afirmar que o Grêmio tem chances no Brasileirão. 'Acho que o time pode ser campeão sim. Se pensar pequeno, vai agir pequeno', afirma.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário