Escalações, dados, matérias detalhadas sobre as partidas do Grêmio completas a partir do ano 2000 | Matérias: Acervo digital do jornal Correio do Povo (www.correiodopovo.com.br) e outras retiradas da Internet

GUIA DA TEMPORADA 2002 - CAMPEONATO BRASILEIRO


Metade da temporada 2002 - segundo semestre: Campeonato Brasileiro
Danrlei está de volta ao time titular

Grêmio vive nova realidade

DERROTA NA LIBERTADORES CUSTOU CARO. CORTE DE CUSTOS MARCOU A SAÍDA DE FIGURAS IMPORTANTES DO CLUBE

A trágica eliminação nas semifinais da Libertadores em um confronto polêmico contra o Olímpia causou consequências drásticas no clube. Além de dar fim ao sonho do tricampeonato, a eliminação na Libertadores escancarou a crise financeira vivida no clube.


A direção gremista contava com as premiações do torneio ao clube se chegasse a final, e posteriormente ao título. O dinheiro serviria para aliviar as finanças e pagar as dívidas do clube. Com a saída inesperada, a direção teve de modificar a fotografia do clube. A redução salarial no clube decretou a saída de vários jogadores importantes. Os zagueiros Mauro Galvão e Pablo Hernández, o volante Fernando e os meias Valdo, Fábio Baiano e Zinho e os atacantes Rodrigo Mendes e Luizão são grandes baixas do técnico Tite para a disputa do Campeonato Brasileiro. Nem o preparador pentacampeão Paulo Paixão escapou da degola, e foi dispensado.


Mauro Galvão, 40 anos, tinha contrato até 31 de julho, e não houve interesse na renovação. Hernández e Valdo, fora dos planos foram dispensados, assim como os caros Zinho, Rodrigo Mendes e Fábio Baiano. Zinho, o salário mais alto do clube, recebia R$ 100 mil mensais, e não se encaixava no novo teto salarial do clube, a metade do salário do tetracampeão.  O volante Fernando, tem parte do passe ligado ao Juventude, que tentará negocia-lo com o futebol europeu. Em caso de insucesso na transferência, Fernando ainda tem chances de permanecer no Olímpico até o final da temporada.


Mendes e Baiano foram devolvidos ao Flamengo, que pretende negocia-los ao futebol do exterior. Rodrigo Mendes e Luizão jogarão no futebol alemão. Rodrigo Mendes não quer voltar ao Flamengo, e está negociando com o Hannover 96. Caso não acerte com os alemães, uma volta ao Grêmio pode ser considerada. Já no caso de Luizão, o Grêmio sofreu do próprio veneno. Ao driblar o Corinthians no início do ano, o Grêmio contava com o atleta para as disputa da fase final da Libertadores, porém o pentacampeão se negou a jogar contra o Olímpia, com medo de sofrer alguma lesão que atrapalharia sua ida para a Europa. Além deles, Leandro Amaral, que não jogou em 2002, foi dispensado e voltou para a Itália.


Com a saída dos medalhões, o Grêmio economiza mais de meio milhão de reais. Contratações não deverão acontecer. Os reforços deverão sair da base, com a aposta na garotada. O zagueiro Adriano, os volantes Leanderson e Luiz Fernando, o meia Bruno, considerado o novo Ronaldinho, e o meia-atacante Élton são as grandes apostas para estourar no Campeonato Brasileiro. A boa notícia, é a volta do goleiro Danrlei, que perdeu posição para Eduardo Martini após a suspensão na Liberadores. Com a saída de Zinho, considerado o cérebro da equipe, o técnico Tite pondera alterar o esquema. O 3-5-2 deverá dar lugar ao 4-4-2, com o deslocamento de Gilberto para o meio-campo. Roger deixaria a zaga para atuar na lateral, porém o lateral Rubens Cardoso poderia voltar ao Grêmio para vestir a camisa meia dúzia.


Time-base: Danrlei; Polga, Claudiomiro e Roger;
Ânderson Lima, Fernando (Émerson), Tinga, Rodrigo Fabri e Gilberto;
Luiz Mário e Grafite. Técnico: Tite


Outros Jogadores:
GL - Eduardo Martini e Marcelo Pitol;
LD - Pedrinho e George;
ZG - Adriano e Gabriel;
LE - Douglas Silva e Fabiano;
VL - Gavião, Luiz Fernando e Leanderson;
MC - Bruno e Élton;
AT - Adriano Chuva, César Santin e Guilherme Weisheimer;

Nenhum comentário:

Postar um comentário