Escalações, dados, matérias detalhadas sobre as partidas do Grêmio completas a partir do ano 2000 | Matérias: Acervo digital do jornal Correio do Povo (www.correiodopovo.com.br) e outras retiradas da Internet

GUIA DA TEMPORADA 2001 - SEGUNDO SEMESTRE

Metade da temporada 2001 - segundo semestre: Brasileirão e Mercosul

O melhor do Brasil

TETRACAMPEÃO DA COPA DO BRASIL, GRÊMIO ENCABEÇA A LISTA DE FAVORITOS AO TÍTULO NACIONAL DE 2001. MARCELINHO E EDUARDO COSTA SÃO AS BAIXAS

Principal destaque do futebol brasileiro no primeiro semestre, o Grêmio tentará manter o ritmo vencedor para levar o Campeonato Brasileiro, que não conquista desde 1996. Porém para chegar ao tricampeonato, o Grêmio terá de encontrar os substitutos para dois titulares que deixaram o clube. O esquema 4-4-2 deu lugar ao inovador 3-5-2 de Tite, que demonstrou um grande potencial.

Com a falência da parceira ISL, o Grêmio teve de assumir dívidas, e a crise financeira começou a assustar a direção gremista. Sem condições de manter o craque Marcelinho, o clube teve de negociar o seu melhor jogador. O "Paraúcho" assinou por cinco anos com o Hertha Berlin-ALE. 

Outra baixa importante para o técnico Tite é o volante Eduardo Costa, da Seleção Brasileira, vendido ao Bordeaux-FRA. O maior reforço do Tricolor para a disputa foram o atacante Leandro Amaral, revelado pela Portuguesa, que chega por empréstimo junto à Fiorentina-ITA até o final da Libertadores de 2002. 

Além dele, o zagueiro/volante Claudiomiro, do Santos, e a revelação do Campeonato Paulista, Rafael, volante do Rio Branco-SP são os reforços. Do Campeonato Gaúcho, foram contratados os destaques Pedrinho, lateral do Pelotas, o ala argentino Fábio de los Santos e o volante Joel Marcos, do São José-Poa e o centroavante Serjão, do Esportivo.


A principal esperança será o polivalente Tinga, que ganhou lugar na Seleção Brasileira com Felipão. Ele deverá fazer a ligação entre a defesa e o ataque. O meio-campo, talvez o ponto mais forte da equipe, ainda conta com os ótimos alas Ânderson Lima e Rubens Cardoso, além de Anderson Polga e Zinho, que estão de olho em uma vaga na Seleção de Scolari. No ataque, Luiz Mário, o "papa léguas", herói do título da Copa do Brasil, deverá assumir o posto de craque do time, tendo ao seu lado o habilidoso Rodrigo Mendes.

Time-base: Danrlei; Marinho, Mauro Galvão e Roger;
Ânderson Lima, Polga, Tinga, Zinho e Rubens Cardoso;
Luiz Mário e Rodrigo Mendes. Técnico: Tite.


Outros Jogadores:
GL - Eduardo Martini e André Sangalli;
LD - Pedrinho;
ZG - Claudiomiro, Nenê e Gabriel;
LE - Fábio de los Santos;
VL - Rafael, Gavião, Joel Marcos e Émerson;
MC - Fábio Baiano, Itaqui, Fabiano e Tales;
AT - Renato Martins, Rodrigo Gral, Guilherme, Pitbull e Serjão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário