Escalações, dados, matérias detalhadas sobre as partidas do Grêmio completas a partir do ano 2000 | Matérias: Acervo digital do jornal Correio do Povo (www.correiodopovo.com.br) e outras retiradas da Internet

20/04/2002 - Copa Sul-Minas: Grêmio 1x5 Atlético-PR


Humilhação numa semana decisiva

Grêmio faz pacto para vencer o River após levar 5 a 1 do Atlético-PR e estar virtualmente fora da próxima fase da Sul-Minas

Certamente nem o mais pessimista dos torcedores do Grêmio poderia imaginar que a equipe começaria a sua semana decisiva na Copa Libertadores da América de maneira tão preocupante. A goleada de 5 a 1, de virada, sofrida nesse sábado, no estádio Olímpico, para o Atlético Paranaense, em partida válida pela primeira rodada das semifinais da Copa Sul-Minas, abalou o moral gremista. Agora a equipe de Tite terá que esquecer o seu pior resultado dos últimos tempos para encarar o River Plate, nesta quarta-feira, no Monumental de Nuñez.

Contra o campeão brasileiro, o Grêmio mostrou-se um time desequilibrado, que contou com diversos fracassos individuais. Fábio Baiano e Rodrigo Fabri deixaram os seus companheiros na mão ao serem expulsos no segundo tempo - Fabri havia recebido cartão amarelo por reclamação e Baiano jogou dez minutos e foi expulso após uma agressão estúpida contra Wellington Paulo. Os experientes Ânderson Lima e Zinho, líderes do grupo, estiveram irreconhecíveis.

Claudiomiro e Tinga foram envolvidos no meio-campo. O sistema defensivo composto por Polga, Mauro Galvão e Roger ficou sempre no mano a mano contra o veloz ataque paranaense. O ataque sofreu com a falta de ritmo de jogo de Grafite, e Rodrigo Mendes apenas seguiu a sua atual rotina de não marcar gols - o seu último gol foi contra o modesto Cienciano.

Logo após a surpreendente goleada, Tite reuniu o grupo e conversou com os seus atletas por mais de meia hora, na tentativa de fazer um pacto pela vitória contra o River. Ontem, a equipe já voltou aos treinos e, ainda hoje, embarcará para Buenos Aires. A viagem foi antecipada a fim de que o grupo não se sinta pressionado pela própria torcida em Porto Alegre. Na saída do vestiário, sábado, alguns jogadores do Grêmio e membros da comissão técnica foram agredidos verbalmente por torcedores e precisaram da segurança para deixar o estádio Olímpico.

Sem poder contar com Luís Mário, que sofreu uma distensão no músculo posterior da coxa direita e pára por dez dias, o treinador Tite poderá escalar Luizão desde o começo da partida contra os argentinos. O centroavante, porém, tem condição física para suportar, no máximo, 60 minutos de um jogo.


Em menos de uma semana, o Grêmio foi de um extremo ao outro. Depois de golear o Mamoré por 6 a 1, a equipe de Tite levou históricos 5 a 1 do Atlético-PR e está virtualmente eliminado da Copa Sul-Minas. Para ir à final, o time gaúcho precisará fazer 5 a 0 em Curitiba. O Grêmio chegou a dar esperanças a sua torcida. Aos 15min, o improvisado ala Rodrigo Fabri fez 1 a 0, acertando um belo chute de fora da área. Aos 28min, Adriano foi lançado às costas da defesa, driblou Claudiomiro e Roger e chutou no meio do gol, 1 a 1.

O segundo tempo foi um pesadelo. Logo aos 9min, Adauto fez 2 a 1, em cruzamento de Alex Mineiro. Aos 12min, Zinho perdeu um pênalti e desestabilizou o Grêmio. Aos 15min, Adauto, de cabeça, fez 3 a 1. Na seqüência, Fabri e Fábio Baiano foram expulsos. Com apenas nove, o Grêmio foi presa fácil. O quarto gol saiu aos 35min, com Alex Mineiro, de pênalti. Antes da cobrança, alguns torcedores gremistas invadiram o campo. O massacre acabou aos 41min. Adauto recebeu entre três zagueiros e teve liberdade para chutar no ângulo.



GRÊMIO 1
ATLÉTICO-PR 5
EDUARDO MARTINI
FLÁVIO
ANDERSON POLGA
LUIZINHO NETO (IGOR)
MAURO GALVÃO (ÉMERSON)
WELLINGTON MADEIRA
ROGER
GUSTAVO
ÂNDERSON LIMA
FABIANO
CLAUDIOMIRO
FÁBIO LUÍS
TINGA
REGINALDO
ZINHO (CÉSAR SANTIN)
KLÉBERSON
RODRIGO FABRI
ADRIANO GABIRU (DONIZETE AMORIM)
RODRIGO MENDES
ALEX MINEIRO
GRAFITE (FÁBIO BAIANO)
ILAN (ADAUTO)
Téc.: TITE
Téc.: GENINHO


ÁRBITRO
PÚBLICO  (RENDA)
ANSELMO DA COSTA
21.418 (R$ 120.888,00)


Nenhum comentário:

Postar um comentário