Escalações, dados, matérias detalhadas sobre as partidas do Grêmio completas a partir do ano 2000 | Matérias: Acervo digital do jornal Correio do Povo (www.correiodopovo.com.br) e outras retiradas da Internet

15/05/2002 - Copa Libertadores (Quartas de Final): Nacional-URU 1x1 Grêmio


Grêmio garante classificação na raça

Largou atrás, mas empatou em 1 a 1 contra o Nacional em Montevidéu. Agora pega Olímpia ou Boca na semifinal da Libertadores


O Grêmio é semifinalista da Copa Libertadores da América. Ontem, em Montevidéu, a equipe gaúcha empatou em 1 a 1 com o Nacional - com gol de Claudiomiro. Na primeira partida, no Olímpico, a equipe gremista havia vencido os uruguaios por 1 a 0. Agora, o Grêmio só retornará para a Libertadores após a Copa do Mundo, nos dias 10 e 17 de julho, quando enfrentará o vencedor de Boca Juniors x Olímpia, que decidirão a vaga hoje, em Assunção - no jogo de ida, em Buenos Aires, empate em 1 a 1.

Precisando vencer, o Nacional foi para cima do Grêmio. Logo a 1 minuto, Richard Morales concluiu a gol e Gilberto salvou. O Grêmio respondeu com Luizão, que perdeu um gol na frente de Munúa. Aos 10min, Luizão recebeu de Fernando, bateu a gol, mas a bola acertou a trave.

Depois de um começo eletrizante, a partida ficou cadenciada. O Nacional atacava e o Grêmio respondia em contra-ataques. Aos 39min, Ânderson Lima cobrou falta na entrada da área e o goleiro Munúa fez grande defesa. Na segunda etapa, o Nacional foi para o tudo ou nada. Aos 4min, os uruguaios tiveram um gol anulado. Aos 6min, Claudiomiro fez pênalti em Richard Morales. O próprio Morales bateu e marcou 1 a 0. Depois do gol, o Nacional passou a exercer forte pressão sobre a defesa gaúcha.

Aos 24min, porém, Claudiomiro aparou de cabeça um cruzamento de Ânderson Lima, empatou a partida e assegurou a vaga do Grêmio na semifinal. Aos 29min, Luís Mário foi expulso por falta. Eduardo Martini ainda fez pelo menos três grandes defesas e garantiu o placar.

Festejado por seus companheiros ainda dentro de campo, logo após o apito final, o goleiro Eduardo Martini estava atônito, sem conseguir explicar as defesas fundamentais e decisivas que fez ao longo do jogo, principalmente no segundo tempo. 'Nem sei o que houve. Acho que tinha um monte de anjos ao meu lado para me ajudar. Agora, valeu muito a força do grupo', desabafou o goleiro, maior destaque do jogo.

O zagueiro Mauro Galvão, que entrou nos minutos finais para ajudar a segurar o empate, elogiou o time, que 'soube suportar o gol uruguaio e saiu para o empate com muita bravura. Mas foi um sufoco'. Ânderson Polga, que hoje já estará em Barcelona, para defender a Seleção Brasileira, disse que o principal 'foi a equipe estar concentrada e determinada a buscar a classificação'


Suspenso na Libertadores, Danrlei quer definir o seu futuro. “Espero uma resposta em um mês. Se eu não for liberado pela Conmebol, verei com a direção se vale a pena o Grêmio seguir com um atleta que não pode jogar”, afirmou o goleiro, sem descartar um empréstimo. “A cabeça está boa, só fico deprimido quando venho aos jogos, a torcida grita meu nome, e eu não posso fazer nada”, disse ele. Danrlei achou exagerados os elogios a Martini. “Vi os lances na TV. O Eduardo teve uma atuação normal. Foi bem, fez a parte dele”, analisou Danrlei.


NACIONAL-URU 0
GRÊMIO 0
MUNÚA
EDUARDO MARTINI
SCOTTI
CLAUDIOMIRO
LEMBO
POLGA
RODRIGUEZ
ROGER
LEITES (FLÁVIO)
ÂNDERSON LIMA (P. HERNANDEZ)
PELLEJERO (DEL CAMPO)
ÉMERSON
OSCAR MORALES
FERNANDO
VANZINI
ZINHO (MAURO GALVÃO)
COELHO (PERALTA)
GILBERTO
VARELA
LUIZ MÁRIO
RICHARD MORALES
LUIZÃO (FÁBIO BAIANO)
Téc.: DANIEL CARREÑO
Téc.: TITE



ÁRBITRO
PÚBLICO  
CARLOS AMARILLA
NÃO DIVULGADO


Nenhum comentário:

Postar um comentário